top of page

VETERINÁRIOS SE JUNTAM PARA IR ALÉM DA CURA EM FIM DE VIDA ANIMAL

Associação recém-criada, ANCPVET, quer difundir abordagem de cuidados paliativos para promover conforto e acolhimento aos envolvidos

02/11/25, 15:00

Por Sabrina Pires

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Brasil tem primeira associação de Cuidados Paliativos Veterinários

Brasil tem primeira associação de Cuidados Paliativos Veterinários

No dia de Finados, a tradição é homenagear quem já se foi e, assim, encarar a saudade. É um dia que se fala de morte. Em todos os outros, o assunto é tabu. Pelo menos, era. Nos últimos anos, profissionais de diferentes áreas aprofundaram conversas e técnicas para lidar com o fim de vida de forma mais generosa. E essa abordagem chega também na Medicina Veterinária.


A Associação Nacional de Cuidados Paliativos Veterinários - ANCPVET - nasceu em fevereiro de 2025 com o objetivo de oferecer alternativas diante do adoecimento animal. “Mais do que tratar a enfermidade, essa abordagem busca aliviar o sofrimento, controlar sintomas que causam desconforto e oferecer suporte emocional aos responsáveis“, diz a diretoria. Em resumo, é uma nova cultura que pensa na dignidade do processo de morrer, independentemente da espécie. E tem como pilares respeito e conforto até o último instante.


Segundo a Associação, a missão está em divulgar essa conduta que exige sensibilidade, ética e compaixão em cada etapa da existência. Mas não só.


É uma nova cultura que pensa na dignidade do processo de morrer, independentemente da espécie.

Quando a cura deixa de ser possível - O grupo é composto por médicos-veterinários de diferentes especialidades. “O objetivo é ampliar o conhecimento técnico-científico, apoiar a regulamentação dessa área e integrar os aspectos de assistência e formação em cuidados paliativos veterinários”, explica Bruna Bianchini, presidente da ANCPVET. O trabalho também trata do vínculo humano-animal com a preparação e a escuta apropriada para lidar com o luto. “Não é uma tendência, é responsabilidade”, enfatiza.


O primeiro simpósio nacional promovido pela associação está agendado para 15 de novembro. O evento é fechado para profissionais e estudantes de medicina veterinária e de saúde mental. Entre os temas abordados estão “comunicação em momentos delicados”, “abordagem e manejo da dor” e “ética e acolhimento em eutanásia”. 


Para mais informações, acesse: https://ancpvet.org.br/#eventos



“E aí, bicho?” inicia esta semana série especial sobre despedida e caminhos alternativos para finitude animal. Confira.

Série de reportagem do "E aí, bicho?" aborda cuidados paliativos na Medicina Veterinária

Animal em tratamento veterinário / Imagem: pexel

Animal em tratamento veterinário / Imagem: pexel

Vínculo humano-animal também é tratado / Foto: pexel

Vínculo humano-animal também é tratado / Foto: pexel

bottom of page