top of page

LOLITA, ENFIM, SE “LIBERTOU”

Morreu a baleia orca que passou a vida em sofrimento em tanque minúsculo para entreter humanos.

19/08/23

Marina Leite e equipe VIVA

Lolita virou símbolo de ativistas pela libertação de animais / Imagem: reprodução Miami Seaquarium

Aos 56 anos, a Lolita, orca que passou mais de 50 anos presa numa piscina minúscula no Miami SeaAquarium, morreu ontem dia 18 de agosto. Segundo o aquário, dois dias antes ela começou a mostrar sinais sérios de desconforto, aparentemente algum tipo de problema renal.


A história de Lolita é muito triste. Ela foi brutalmente retirada da imensidão do oceano e do convívio da família quando tinha cerca de três anos de idade em Puget Sound, estado de Washington, na costa oeste dos EUA. Foi colocada num tanque com um único objetivo: entretenimento humano.


Mais de 50 anos se passaram, e apesar da forte luta de pessoas para tentar libertá-la para que sentisse novamente a sensação de estar no mar livre, Lolita NUNCA mais voltou.


Lolita nos ensinou muito, nos sensibilizou… fez a humanidade perceber que animais não merecem a crueldade de viverem presos para divertir humanos. Orcas são animais altamente inteligentes, com comunicação complexa e elaborada, com estreitas relações familiares e sociais e podem se deslocar por muitos e muitos quilômetros por dia.


Então... que injusto e cruel mantê-la presa, solitária num tanque um pouco maior que o tamanho do corpo dela por 53 anos.


LOLITA e outros tantos animais que vivem presos em cativeiro... nos desculpem pela ignorância, ganância e crueldade humana!


Esperamos que a vida que levou e a morte solitária que teve tragam mais esclarecimento e atitudes para que outros animais não sofram o mesmo que você.


Sentimos muito por vocês!


Na data que completou 50 anos de cativeiro, o VIVA participou de um movimento mundial “Retire Lolita – 50 Years of Stolen Freedom”... pena que não conseguimos “aposentá-la” e libertá-la antes de morrer.


Assistam o documentário BLACKFISH para entender melhor sobre a crueldade de se manter orcas em cativeiro.


Link do filme: https://youtu.be/dTddaT7MjeY



Marina Leite

Bióloga do VIVA Instituto Verde Azul e apaixonada pelo mar. Escreve mensalmente no "E aí, bicho?" sobre os encontros com baleias, golfinhos e cia.

bottom of page