top of page

TIRADA DA NATUREZA E DOPADA PARA TRÁFICO, PREGUIÇA PRECISA DE MAIS CUIDADOS

Animal chegou a ser levado para soltura, mas precisou de mais cuidados antes de retornar à natureza; especialista aponta que lei branda incentiva crime ambiental.

5 de março de 2023 15:00:00

Sabrina Pires

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Bicho-preguiça que foi furtada por três criminosos, no Rio de Janeiro - Foto: Reproduçao

Bicho-preguiça que foi furtada por três criminosos, no Rio de Janeiro - Foto: Reproduçao

“A lição que fica é que sem ampliação das penas para os crimes de tráfico de animais silvestres situações como essas vão continuar a acontecer. E esse caso foi flagrado... imaginem quantos não o são?”, declarou Robis Nassaro

O que aconteceu? - Três homens foram presos por associação criminosa na quinta-feira passada após sair do Parque Lage, no Rio de Janeiro, com um bicho-preguiça na mochila. Na delegacia, eles confessaram que pretendiam vender o animal por R$ 1.500.


Segundo a polícia, os três já têm anotação criminal por tráfico de animais silvestres. “A lição que fica é que sem ampliação das penas para os crimes de tráfico de animais silvestres situações como essas vão continuar a acontecer. E esse caso foi flagrado... imaginem quantos não o são?”, declarou Robis Nassaro, especialista em legislação ambiental.


Com larga experiência em flagrantes desse tipo após 30 anos na Polícia Ambiental de São Paulo, Nassaro acredita que traficantes ainda enxergam a lei branda e que calculam que vale o risco: “Com essa legislação penal ambiental são os animais que sofrem”, diz ele.

Glória, a jovem preguiça-de-três-dedos, resgatada enquanto era traficada por criminosos no Parque Lage, no Rio de Janeiro, ainda precisa de cuidados.


Essa é a explicação do @institutovidalivre - responsável pelos cuidados dela - para que a soltura não tenha ocorrido neste fim-de-semana como era previsto inicialmente.


“Glória tem um histórico traumático: queda, captura, estresse e ainda a suspeita de uma sedação. Ontem durante a primeira tentativa de soltura, nossa equipe em conjunto com a equipe da Fauna do @jardimbotanicorj entendeu que seria mais prudente acompanhar melhor o quadro clínico da Glória”, declarou o instituto nas redes sociais.


A preguiça fez novos exames e foi medicada. Ela segue em observação para que possa voltar à natureza em breve. A boa notícia é que ela está bem e com bastante apetite!



bottom of page