“DEATH CAFÉ PET“ CHEGA AO BRASIL


Encontro para compartilhar dores de luto ganha versão para quem perdeu ou tem animal de estimação com doença terminal


Por: Sabrina Pires

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Não é terapia, mas pode trazer algum alívio como um bom café quentinho em dias difíceis. Soma-se a isso, pessoas que entendem a sua dor. Os encontros do “Death Café” - ou “Café da Morte” - promovem reuniões de pessoas que estão em momentos parecidos relacionados a perdas. O luto é o ponto central. “Esse projeto se propõe a tomar café, comer bolo e conversar sobre a morte. Não é terapia, não é sessão de grupo, não é aconselhamento, nem propaganda, nem tem fim político. A gente senta e conversa”, explica Roberto Palmeira, coordenador do Death Café no Rio Janeiro.


A ideia nasceu em 2008, na Europa. Ganhou o mundo a partir de 2011. No Rio, em 2018. As conversas sempre partem de experiências e sentimentos relacionados a doenças e à morte propriamente dita. Mas misturar luto por perdas humanas com aquelas relacionadas aos animais de estimação na mesma roda de conversa não costuma dar certo. Lutos não reconhecidos pela sociedade podem ser encarados como uma perda menor. “Pode ser, pode não ser. Dói para cada um”.



“É pra expressar dor, medo, angústia, o que for, e em geral, a gente sai valorizando mais a vida”

Para evitar julgamentos e criar um ambiente de acolhimento, alguns países criaram versões do “Death Café” exclusivamente para o chamado luto pet. “É pra expressar dor, medo, angústia, o que for, e em geral, a gente sai valorizando mais a vida”, conclui Roberto Palmeira.


Em tempos de Covid, o primeiro encontro será on-line. No próximo sábado, 14 de novembro, a versão brasileira do “Death Café Pet” será online, pelo Zoom. É de graça.



Death Café PET

14 nov 2020 SABADO 10h

https://us02web.zoom.us/j/86494572442?pwd=aW81RFpENDV2SWhyZVJDRFZBc3pUdz09

ID da reunião: 864 9457 2442

Senha de acesso: 058982

Eleições

Siga-nos nas Redes Sociais

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Youtube Branco
  • Ícone do Instagram Branco

©2020 por UX DEC - Criado com Wix.com

e-mail: contato@eaibicho.com.br               website: www.eaibicho.com.br