top of page

“LEVAR PRA CASA SEM SABER O QUE É CUIDAR DE ANIMAL PODE GERAR FRUSTRAÇÃO”

Em resposta à coluna do @eaibicho, adestradora chama atenção para motivos de convívios que não deram certo entre pessoas e animais durante pandemia

18 de agosto de 2021 05:00:00

Por: Sabrina Pires

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Nathália Bezerra, do Vida bull, lembra que sucesso na interação com animais exige gasto de: "tempo, dinheiro, paciência e treinos". Imagem: arquivo pessoal

Nathália Bezerra, do Vida bull, lembra que sucesso na interação com animais exige gasto de: "tempo, dinheiro, paciência e treinos". Imagem: arquivo pessoal

Pessoas, especialmente idosos, se beneficiaram emocionalmente com a chegada de um animal durante o isolamento imposto pela pandemia. No auge das restrições, o E aí bicho? fez um vídeo sobre isso. E esse impacto positivo foi o recorte da coluna (14/08) da psicóloga Patrícia Vidal no site e nas redes do @eaibicho.


No divã, ela ouviu relatos de pacientes que encontraram em cães e gatos a força para seguir firme nesse período. Mas, de fato, existe outro lado. Quando o convívio entre pessoa e animal não funciona. Casos que poderiam ser evitados se o impulso não atropelasse o bom-senso. No consultório de Patrícia Vidal apareceram as histórias de sucesso, talvez resultado também da busca pela autoconhecimento desses novos tutores. Só que nem sempre é assim.

"Pense na real motivação de ter um cão, será que é para sanar um vazio que talvez devesse ser resolvido de outra maneira?”, questiona Nathália

Em resposta à coluna, Nathália Demétrio Bezerra, do Vidabull, especialista em comportamento canino fez o alerta: “muito legal por um lado mas péssimo por outro. A aquisição (compra ou adoção) motivada pelo impulso de ter uma companhia fez com que acontecessem muitas incompatibilidades, e muitos problemas de convívio entre cães e pessoas.”


Mas por que isso acontece? - Segundo a adestradora, a expectativa equivocada do que é cuidar de um animal e não saber - antes - as reais necessidades deles podem gerar frustração. Um clássico desse equívoco é um idoso escolher um filhote como companhia. Ou achar que o cão vai se comportar de determinada forma sem qualquer orientação. Não tem jeito. Qualquer relação dá trabalho!


Nathália descreve alguns desses encontros negativos: “Pessoas sem paciência para educação básica ou que não gostam de atividades e estão com cães altamente ativos, pessoas que não investem tempo em treinamentos passivos (como o famoso comando “place”) e que agora não conseguem trabalhar em home office por causa de um cão que demanda atenção o tempo todo”.

Vídeo do YouTube do "E aí, bicho?" sobre o processo ao escolher um animal para levar para casa

Avalie antes - Se a escolha for feita com consciência, a chance de dar certo é enorme. Então, vamos às dicas: “pense na real motivação de ter um cão, será que é para sanar um vazio que talvez devesse ser resolvido de outra maneira?”, indica Nathália. Depois disso é lembrar que há gastos: tempo, dinheiro, paciência e treinos. As compensações podem ser bárbaras, mas cada um precisa fazer a sua parte. O sucesso dessa relação começa com a pessoa - e não com o animal.

Se essa lição de casa não for feita, os resultados podem ser desastrosos: maus-tratos, devoluções de animais e até abandonos.


Um convívio ruim tende a gerar frustração, violência e sentimentos negativos. Diga-se: negativo para a pessoa e para o bicho. Se a situação já chegou nesse ponto, busque ajuda. Informe-se, fale com um profissional em comportamento animal e por que não uma boa conversa com um psicólogo? A verdade é sempre um bom começo!

Nathália destaca treinamentos passivos também colaboram com boa convivência dentro de casa

Nathália destaca treinamentos passivos também colaboram com boa convivência dentro de casa

bottom of page