CAMPANHA ALERTA QUE 60% DOS MACACOS CORREM O RISCO DE DESAPARECER DO BRASIL

No dia internacional do Primata, movimento "Somos todos primatas"tenta sensibilizar população com seis espécies ameaças de extinção como símbolo

1 de setembro de 2021 03:00:00

Por: Sabrina Pires

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Conhecer para defender é o lema da campanha "Somos todos primatas" Imagem: reprodução redes sociais

Conhecer para defender é o lema da campanha "Somos todos primatas" Imagem: reprodução redes sociais

O Brasil seria o paraíso dos primatas se as ameaças não fossem tantas. Aqui vivem dezenas de espécies, a maior diversidade do mundo todo, mas 60% delas correrem sérios riscos. “Sem a nossa intervenção imediata, provavelmente muitos deles vão desaparecer para sempre”, alerta a campanha da Sociedade Brasileira de Primatologia lançada hoje (1/09) em homenagem ao dia internacional do primata.


No vídeo divulgado em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, estão listados os principais problemas que destroem os ambientes naturais e a vida desses animais: “construção de estradas e rodovias, retiradas de madeira e o desenvolvimento agropecuário. Além disso muitos primatas são vítimas de caça, para alimentação, fins medicinais, por esporte ou para servir como animais de estimação no tráfico de animais silvestres”, diz o vídeo.



“Cada uma dessas espécies é um fio vital na trama da biodiversidade”

A Sociedade Brasileira de Primatologia que existe desde 1979 já trabalha nas mídias sociais para levar o recado de que macacos não são pets. E que essa distorção pode levar a consequências que prejudicam animais e pessoas.

Seis espécies ameaçadas vão estampar materiais com informações detalhadas para ajudar na conscientização da sociedade: São elas:


Sagui-da-serra-escuro

Muriqui-do-sul

Sauim-de-coleira

Mico-leão-de-cara-dourada

Macaco-prego-do-peito-amarelo

Macaco-aranha-de-testa-branca


“Cada uma dessas espécies é um fio vital na trama da biodiversidade”, defende a campanha que busca sensibilizar a sociedade sobre a importância de preservá-los.

Vídeo da SBP da campanha "Somos todos primatas"