DÁ PARA AJUDAR ANIMAIS SEM GASTAR DINHEIRO

Voluntária da ONG Ecopatas faz a separação de tampinhas, em SP.

Por: Sabrina Pires

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Pessoas se reunem em amigos e familiares para juntar tampinhas

Pessoas se reunem em amigos e familiares para juntar tampinhas

Mais de mil castrações de animais carentes ou de rua. O pagamento foi em tampinhas. Ou melhor, com o dinheiro arrecadado de tampinhas. É isso o que faz a Ecopatas, organização sem fins lucrativos de São Paulo.


"A tampinha por ser pequena não tem valor para as pessoas que fazem reciclagem e acaba indo parar no bueiro, vai parar nos corpos dágua, onde os animais confundem com alimentos e morrem por não digestão ou engasgados", explica Lúcia Fragoso, bióloga e fundadora da ONG.

"Eu acho que crueldade é primeiro ser perseguida por oito machos e depois ficar deitada na calçada amamentando oito filhotes, magérrima... ", defende Lúcia.

Inspirado em projeto semelhante de Florianópolis, a Ecopatas de São Paulo teve início em agosto de 2018 na garagem da Lúcia. O projeto cresceu e hoje outras instituições também arrecadam tampinhas.  "Para nós é moeda, mas no começo ninguém comprova", lembra a bióloga.


Há dois focos: animais de tutores comprovadamente carentes ou animais de rua. Nesse caso, vountários ficam responsáveis pelo pré e pós-operatório. A devolução é no mesmo local. "Tem gente que acha que é cruel. Eu acho que crueldade é primeiro ser perseguida por oito machos e depois ficar deitada na calçada amamentando oito filhotes, magérrima... isso é crueldade".

Agora Lúcia e sua turma acabou de vez com as desculpas de quem diz não poder ajudar por falta de dinheiro ou espaço. "'Não consigo adotar um animal de rua'. Ajude de alguma forma esse animal. Você consegue ajudar arrecadando tampinha, os lacres, encaminhe para uma insitutição como a Ecopatas e a gente vai castrar esse animal, e ele vai parar de se reproduzir na rua".


Mais informações no Facebook do Ecopatas.sp com uma lista com pontos de entrega de tampinhas. A dica é, se puder, já mande separado por cor. Isso ajuda ainda mais!

Depois de separadas por cor, tampinhas são vendidas e valor arrecadado vira castração.

Lúcia Fragoso, criadora do projeto Ecopatas em São Paulo.

Eleições

Siga-nos nas Redes Sociais

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Youtube Branco
  • Ícone do Instagram Branco

©2020 por UX DEC - Criado com Wix.com

e-mail: contato@eaibicho.com.br               website: www.eaibicho.com.br