top of page

A MELHOR GUARDA-PARQUES DO MUNDO É NOSSA

Maria Bernadete Silva Barbosa é primeira brasileira a receber prêmio “International Ranger Awards” por  trabalho em Abrolhos

03/08/23 15:00

Sabrina Pires

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Berna trabalha dentro e fora d'água / Imagem: Enrico Marcovaldi

Berna trabalha dentro e fora d'água / Imagem: Enrico Marcovaldi


Ela é conhecida por todos como Berna. E agora também oficialmente reconhecida como uma das melhores guarda-parques do mundo.


Maria Bernadete Silva Barbosa foi a primeira brasileira a receber o prêmio “International Ranger Awards”, organizado pela União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN).


A premiação reconheceu o trabalho que a servidora do ICMBio realiza há 35 anos no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, na Bahia.


O prêmio é um reconhecimento pelo ofício dos profissionais que atuam diretamente em unidades de conservação para proteger as áreas. Neste ano, foram avaliados mais de 100 candidatos. Segundo a organização, Berna “tornou-se um símbolo para a promoção da conservação marinha no Brasil”.


Ela recebeu U$ 10 mil que deve ser usado em ações locais de conservação ambiental. Berna já havia recebido, em 2019, o prêmio Guarda-Parque Destaque da América Latina, do Congresso de Áreas Protegidas da América Latina e do Caribe. Em 2021, recebeu o título Amigo da Marinha por seus serviços prestados à Marinha brasileira, no Parque.


Agora, ao receber o prêmio que este ano está na terceira edição, Berna agradeceu, em cerimônia virtual: “Com meus 60 anos, sirvo aqui de exemplo e receber esse prêmio importante que me alegra demais”.



A sintonia que estabeleceu com os animais que vivem e passam pelo local já renderam histórias como a da Bebete, uma tartaruga-de-pente com a qual ela “conversa”.


Berna tem uma história de filme. 


Nascida em Oriximiná, no Pará, não conhecia o mar até viajar a Abrolhos, na Bahia, com o antigo companheiro. Adolfo gostava de mergulho livre, e morreu tragicamente durante uma dessas idas a um naufrágio na região. Berna que de início não se identificou com o lugar, depois do falecimento mudou de ideia, resolveu ficar na ilha e se dedicar à natureza. Hoje não se vê longe das ilhas.


A sintonia que estabeleceu com os animais que vivem e passam pelo local já renderam histórias como a da Bebete, uma tartaruga-de-pente com a qual ela “conversa”. “Às vezes, o bicho que te escolhe”, contou Berna sobre o animal que resolveu perpetuar na pele em forma de tatuagem em entrevista ao  canal do Youtube do @eaibicho em 2019.


Em mais de três décadas de trabalho, Berna realizou atividades de educação ambiental, gestão de visitação, apoio à proteção e monitoramento de entrada de embarcações ilegais e de animais.


Abrolhos é o primeiro parque nacional marinho do Brasil, tem 40 anos de história e é considerado o local com a maior biodiversidade marinha do Brasil e do Atlântico Sul.

A história de Berna, a melhor Guarda-Parques do Brasil, para o Youtube do E aí, bicho? direto de Abrolhos

Berna, faz monitoramento no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, na Bahia / Imagem: Eco 360

Berna, faz monitoramento no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, na Bahia / Imagem: Eco 360

Berna com "amigas tartatugas"em Abrolhos / Imagem: arquivo pessoal

Berna com "amigas tartatugas"em Abrolhos / Imagem: arquivo pessoal

Imagem: arquivo pessoal

Imagem: arquivo pessoal

bottom of page