NAZI ZOO: O QUE ACONTECEU EM VARSÓVIA

Enquanto os nazistas pensavam até em recriar espécies extintas, o Zoológico de Varsóvia foi palco de um grande ato humanitário.

Por: Sabrina Pires

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Entrada de zoológica mostra imagens do local antes da Segunda Guerra Mundial

Entrada de zoológica mostra imagens do local antes da Segunda Guerra Mundial

Existe um capítulo diferente e emocionante da Segunda Guerra Mundial que envolve os animais. Foi em 1939. Os nazistas invadiram a cidade de Varsóvia, na Polônia. Judeus eram levados aos guetos. Mas o casal que admitrava o zoológico da cidade faria a diferença para muitas pessoas e bichos. Foram centenas de vidas salvas.

"Queriam até ressuscitar algumas espécies como a vaca-selvagem e o bisão-da-floresta"

O regime nazista, comandado por Adolf Hitler, avançava pelo continente europeu. Mas por que um zoológico era alvo de interesse? Segundo a pesquisadora Diane Ackerman, a intenção dos nazista não era apenas dominar nações e ideologias, mas alterar os ecossistemas do mundo. "Queriam até ressuscitar algumas espécies como a vaca-selvagem, e o bisão-da-floresta", relata Ackerman, autora do livro "O Zoológico de Varsóvia".

Zoológico em cidade polonesa foi alvo de intervenção nazista e palco de história que inspirou livro e filme.

O casal Jan e Antonina Zabinski era cristão, por isso, não sofria com a perseguição da ditadura de Hitler. Mesmo sem concordar com aquela política supremacista,  eles conseguiram manter algum relacionamento com os oficiais. E assim, protegeram gente e bicho durante aquele período sombrio. De forma corajosa, se arriscaram por mais de 300 pessoas


A história é contada em livro. A publicação serviu de ispiração para o filme de mesmo nome, lançado em 2017, que chegou a ser indicado ao Oscar. 


Diante de tantos horrores cometidos por humanos contra humanos, a personagem principal avalia: "Talvez seja por isso que eu ame tanto os animais". Para refletir e se emocionar.

Livro "O Zoológico de Varsóvia" de Diane Ackerman

Escultura de urso em que se lê em inglês "Love is the Key" (o amor é a chave).

Eleições

Siga-nos nas Redes Sociais

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Youtube Branco
  • Ícone do Instagram Branco

©2020 por UX DEC - Criado com Wix.com

e-mail: contato@eaibicho.com.br               website: www.eaibicho.com.br